Wednesday, May 30, 2007

Afrobasket 2007





"Driblo, Mascote do Afrobasket"







O sorteio, realizado em Luanda a 20 de Abril, determinou a constituição dos quatro grupos da fase inicial que vão jogar nas cidades de Benguela, Lubango, Huambo e Cabinda.


Na prova participam pela primeira vez dezasseis equipas, mas o presidente da FIBA-África acredita na capacidade e competência de Angola para organizar o Afrobasket.

Luanda receberá a fase final dos oito primeiros classificados e também o jogo inaugural que se realiza no pavilhão central da Cidadela, após a cerimónia de abertura.

Angola, na sua condição de anfitriã, teve o direito de escolher o seu adversário para o jogo inaugural, optando pelo Ruanda.



Os Grupos


A selecção da casa, o Senegal, a Nigéria e a Argélia são os cabeça-de-série da primeira fase da competição.
No Grupo A, em Benguela, para além de Angola, ficaram incluídos o Ruanda, Cabo Verde e Marrocos.
O Grupo B, que joga no Lubango, integra o Senegal, vice-campeão africano, e as selecções do Mali, Costa do Marfim e Egipto.
Quanto ao Grupo C, no Huambo, a Nigéria ficou emparceirada com a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo e a Libéria.
Finalmente no Grupo D, que tem sede na cidade de Cabinda, ficaram a Argélia, a Tunísia, a África do Sul e os Camarões.




Festa do basquetebol



A organização do Afrobasket é um justo prémio para Angola, que domina o basquetebol sénior no continente africano e que nos últimos anos conquistou oito títulos, os últimos quatro consecutivos.
O presidente da Federação Africana, FIBA-África, Alain Ekra, manifestou a sua satisfação pelas condições criadas por Angola para o torneio.
Presente em Luanda no sorteio, Ekra afirmou Angola 'está em condições de organizar um torneiro histórico graças ao empenhamento do Estado.'
Durante a sua permanência no país, Alain Ekra foi recebido pelo ministro da Juventude e Desportos e pelo governador de Luanda.






"Último título africano, conquistado na Argélia."



Supremacia angolana

Não é fácil explicar o grande domínio do basquetebol angolano sénior no continente africano, até porque os angolanos morfologicamente não são os mais dotados.
A vantagem dos angolanos deverá residir essencialmente no nível técnico dos jogadores e no seu grande empenho.
Com a organização do Afrobasket 2007 os dirigentes da modalidade esperam manter o interesse da juventude e assim continuar a dominar o basquetebol em África.
O basquetebol de rua está muito massificado sendo frequente ver os jovens a tentar encestar em tabelas espalhadas pelas ruas.
O sorteio do Afrobasket 2007 deverá realizar-se nos dias 6 e 7 de Abril, num acto que deverá contar com a presença de dirigentes do basquetebol mundial.

No comments: